Um menino de 2 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros depois de beber água sanitária, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. A mãe do pequeno Arthur, Aleste Pereira, conta que o filho acabou pegando o produto no momento em que ela se distraiu fazendo uma faxina em casa.
O caso aconteceu no Setor Jardim Califórnia, na terça-feira (17). Segundo os militares, o menino foi encontrado sonolento e, de imediato, começou a receber os primeiros socorros. Ele foi levado para um hospital da cidade, onde foi atendido e liberado.
“Minha vizinha me ajudou. Meu filho tomou medicamento e recebeu alta. Agora é ter mais cuidado”, disse a mãe.
Intoxicação
O major Eberson Holanda, do Corpo de Bombeiros, conta que casos assim são comuns e é preciso identificar a intoxicação na criança o mais rápido possível.
“É importante estar atendo aos sinais de intoxicação, como: sonolência, convulsões, desmaios e salivação excessiva. Nesse caso, é importante identificar também qual foi o produto e ligar para o Centro Toxicológico de Goiás”, explicou o militar.
A pediatra Christhyanne de Paula conta que, em casos de ingestão de substâncias químicas, é preciso seguir orientações como: não tomar nada sem orientação médica e não forçar o vômito.
“A gente não deve forçar o vômito porque, como é uma substância que causa queimadura, ela pode piorar por estar passando duas vezes pelo mesmo lugar. Também não se deve tomar nada sem orientação, não tomar leite, clara de ovo ou água, porque as substâncias podem reagir e liberar gases que podem piorar a situação”, explicou.
OCentro de Informações Toxicológicas de Goiás é um departamento técnico da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa) e atende pelo número: 0800 646 4350.
O centro orienta as pessoas em casos de urgência com intoxicação por produtos químicos, e funciona 24h por dia.
Informações: G1-GO