O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), revelou que entre os meses de agosto e novembro de 2023 ocorreram seis ondas de calor
Postado em: 01-03-2024 às 12h41
Por: Matheus Santana
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp
As altas temperaturas e as secas extremas ocorreram principalmente nos meses de novembro e dezembro | Foto: Leandro Braz / O hojeO Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Camaden), informou que Goiânia ficou entre as três capitais mais quentes do Brasil no ano de 2023. Segundo os dados divulgados pelo órgão, Goiânia registrou um aumento de 3,64 °C na temperatura, ficando atrás de Brasília e Belo Horizonte.
Os pesquisadores analisaram os dados de temperatura estimados por satélite, e constataram que o ano passado foi o ano mais quente da história, com pico de calor no mês de novembro. Os estudos, que avaliaram as temperaturas extremas combinadas com a seca de 2023, as altas temperaturas e as secas extremas, ocorreram principalmente nos meses de novembro e dezembro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), revelou que entre os meses de agosto e novembro de 2023 ocorreram seis ondas de calor.
Continua após a publicidade
Ao nível global, os dados da World Meteorological Organization (WMO) e da Nacional Oceanic and Atmospheric Administration(NOAA), apontam que o ano passado foi mais quente desde que os registros globais começaram em 1850, com 1,18 °C acima da média do século XX estabelecida em 13,9 °C. o valor é de 0,15 °C, anteriormente o valor mais alto registrado era de 2016.
Segundo o relatório do clima de 2023 da NOAA, o El Nino pode ter contribuído para tal aquecimento anômalo, uma vez que durante os anos de El Nino, as temperaturas globais são propícias a serem mais quentes do que os anos neutros ou de La Niña.