A Secretaria de Saúde de Campinorte (GO), confirmou 04 novos casos de Covid19 no município nesta terça-feira. Na soma com os quatro divulgados no boletim desta noite, a cidade soma 08 novos positivados, elevando para 23 o total de contaminados confirmados desde do primeiro caso.
Os novos casos divulgados agora a noite são duas mulheres com idade inferior a 60 anos e dois homens, com idades abaixo de 60 anos e outro acima. Os exames foram realizado em um dos paciente de modo teste rápido, e os outros três paciente em exames de laboratório particular.
O município tem 15 pacientes recuperados da Covid-19 que após 14 dias de isolamento domiciliar, apresentando ausência de sintomas receberam alta de cura pela junta médica. ATUALMENTE HÁ OITO PESSOAS INFECTADAS pelo Covid-19, todos em isolamento domiciliar. Outras 158 em monitoramento, são pessoas que tiveram contato com os confirmados, porém não aprestaram qualquer sintomas até o momento. 05 seguem aguardando resultados de exames, 43 foram descartadas. Não há pacientes hospitalizados, e também não há registro de nenhum óbito na cidade.
A secretaria reforça o pedido para que a população mantenha o distanciamento social, redobre os cuidados com a higiene e evite sair de casa sem necessidade.
Sintomas e prevenção
A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde na sua cidade.
A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.
Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.