É #FAKE que pesquisa do MIT concluiu que o coronavírus não é transmitido em locais com temperaturas acima de 20ºC

É #FAKE que pesquisa do MIT concluiu que coronavírus não sobrevive a temperaturas acima de 20ºC — Foto: Reprodução

Uma mensagem que tem circulado nas redes sociais diz que “o novo coronavírus não sobrevive a temperaturas acima de 20ºC” e atribui essa informação a pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). É #FAKE.

Pesquisadores do renomado instituto, de fato, realizaram uma análise prévia sobre o impacto da temperatura na transmissão do novo coronavírus. Em nenhum momento, porém, os autores do estudo, Qasim Bukhari e Yusuf Jameel, dizem que o vírus não se propaga em temperaturas mais elevadas.

O que a pesquisa diz é que a maioria dos casos confirmados foi registrada em locais com temperaturas entre 3ºC e 17ºC. Ainda assim, os próprios pesquisadores colocam muitas ressalvas, dizendo que “os dados analisados ​​estão mudando rapidamente e ainda há várias incógnitas, incluindo como o vírus está evoluindo, quais são os números reprodutivos e a maneira dominante de ele se espalhar”.

Afirmam ainda que “o maior número de testes e a conectividade global dos países mais frios pode explicar a diferença no número de casos confirmados de Covid-19 entre regiões mais frias e regiões mais quentes e úmidas”. Mas reforçam que essa investigação é válida, pois “se o vírus é realmente sensível a fatores ambientais, então isso pode ser usado para otimizar as estratégias de mitigação”.

Sair da versão mobile