MP obtém suspensão de candidatos a conselheiros tutelares em Córrego do Ouro e Buriti de Goiás

Estão suspensas judicialmente as candidaturas de quatro inscritos no processo de escolha de conselheiros tutelares, sendo dois deles em Córrego do Ouro e dois em Buriti de Goiás. As irregularidades foram apuradas após as ações de fiscalização do Ministério Público de Goiás (MP-GO) na comarca de Sanclerlândia. Conforme esclarece a promotora de Justiça Ariane Patrícia Gonçalves, que conduziu os trabalhos. Em três dos quatro casos, os candidatos apresentaram às respectivas comissões eleitorais certificados de ensino médio materialmente falsos, após consciente e deliberada aquisição do documento. Eles foram suspensos do processo eleitoral em liminar obtida pelo MP-GO. Assim, estão impedidos de ser empossados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em 10 de janeiro de 2020.

Buriti de Goiás
Em um dos casos, ocorrido em Buriti de Goiás, a candidata afastada concorria à reeleição e, por essa razão, também foi afastada da função após o conselho acatar recomendação da promotora de Justiça, sem prejuízo de processo disciplinar a que responderá.

Em apuração de um dos casos de Buriti de Goiás, concluiu-se também que uma candidata foi vítima de estelionato praticado por Waldir Antero Biano, contra quem há diversos procedimentos criminais por venda de diplomas de ensino médio e de licenciatura falsos, um deles iniciado por sua prisão em flagrante no município de Guapó, local onde foram encontrados vários certificados que seriam entregues às vítimas. Neste caso, a suspensão do registro da candidatura ocorreu em virtude de a inscrita não ter concluído o ensino médio, requisito para inscrição no processo de escolha.

Córrego do Ouro
Em relação aos dois casos de Córrego do Ouro, apurou-se que o então presidente do CMDCA intermediou a compra dos certificados falsos em favor dos candidatos suspensos, que não tinham concluído o ensino médio e, por esse motivo, foi afastado da função, bem como está respondendo a processo disciplinar por ser funcionário público municipal, em razão de expedição e acatamento de recomendação da Promotoria de Justiça local.

Capacitação
A Promotoria de Justiça em Sanclerlândia promoverá curso de capacitação aos eleitos e suplentes do três municípios em 20 de novembro de 2019, que acontecerá no Plenário do Júri e contará com a participação da promotora de Justiça titular na comarca e da presidente do CMDCA do Município de São Luís de Montes Belos, Carla Juliana de Morais

Sair da versão mobile