O chefe de gabinete da presidência das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Tião Eloi, esteve nesta quarta-feira (04), representando a Ceasa-GO no lançamento do Programa Emancipar, aprovado pela Assembleia Legislativa, através de um projeto de lei do Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Zé Carapô, no Salão Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás.
O Programa Emancipar, estabelece um conjunto de ações que visa dar apoio assistido aos agricultores familiares, abrangendo toda cadeia produtiva. O deputado Zé Carapô, explicou que o objetivo do projeto é garantir a geração de trabalho e renda no Estado de Goiás. “O Emancipar visa lincar o produtor familiar, desde o momento, da aquisição de um crédito, da produção, do acompanhamento técnico domiciliar, até o momento da vinda desses produtos para os consumidores. Estruturando toda essa cadeia para que ao final, nós consigamos, estruturar juntos a agricultura familiar do Estado”, disse o deputado.
O programa terá o financiamento através do Banco do Povo do Estado de Goiás, dispõe ao pequeno agricultor a concessão da linha de crédito para o desenvolvimento familiar produtivo, negocial, gerencial e administrativo, na autonomia e independência financeira das famílias empreendedoras da Agricultura Familiar. O deputado Zé Carapô, ressaltou que dessa forma pode-se consolidar a perspectiva de um estado Emancipador, através das integrações dos órgãos governamentais com o produtor rural, criando empreendimentos familiares que gerarão desenvolvimento para o Município.
O Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos Neto, que também participou do lançamento do projeto, ofereceu total apoio ao Emancipar e elogiou a iniciativa da Economia Solidaria. “Essa é uma grande ação que promove um desenvolvimento no setor agropecuário de Goias. E se depender do Estado, da Seapa e as jurisdicionadas Emater, Agrodefesa e Ceasa-GO, tem todas as condições para dar continuidade e, sem dúvida, alavancar o desenvolvimento da economia do Estado de Goiás”, concluiu o secretário.
Para que a comunidade agrícola participe de forna integrada do projeto, os órgãos de controle externo e interno do Poder Executivo do Estado de Goiás e demais entes responsáveis criaram mecanismos adequados à fiscalização e ao monitoramento da execução do Emancipar. “A aprovação desse Projeto é de grande relevância para a sociedade e municípios. E para que o projeto se mantenha segundo suas competências próprias é necessário a participação de todos”, concluiu o deputado Zé Carapô.
O chefe de gabinete, Tião Eloi, representou a Presidente da Ceasa-GO, Vanuza Valadares, no lançamento do Emancipar. Segundo Eloi, a maior parte dos produtos comercializados no entreposto são produzidos pelos Agricultores Familiares e no Estado de Goiás representa um terço da produção. “Esse projeto é de extrema importância, as vezes o pequeno produtor, não tem apoio e subsídio ou fica em desvantagem em relação aos grandes produtores, desta forma, reconhecemos o valor do Programa Emancipar. A presidente também desenvolveu um projeto, Ceasa Itinerante, que traz também o pequeno produtor para Ceasa Goiás”, finalizou o chefe de gabinete.