Em vídeo divulgado no último sábado, pelas redes sociais, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que sua pasta trabalha para liberar a concessão de três ferrovias até 2020.
FERROGRÃO- Segundo ele, “o Governo Federal vai retomar os programas de ferrovias de maneira ambiciosa, mas possível. [Uma delas] é a licitação da Ferrogrão, entre 2019 e começo de 2020, que tem um potencial transformador para o agronegócio de Mato
Grosso. Podemos estar falando aí da segunda revolução do agronegócio, com um impacto enorme nos fretes”.
O ministro ainda afirmou que seu gabinete trabalha para acelerar os processos de prorrogações de algumas outras concessões já em vigor e, através dos
recursos advindos da assinatura destes novos contratos, para construir novos segmentos (…) “obrigando a concessionária a ampliar sua malha usando o dinheiro referente à outorga do contrato” afirmou.
FICO – A primeira ferrovia a receber investimentos através desta modalidade, disse Gomes de Freitas, será a FICO – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, entre Água Boa, em Mato Grosso, a Campinorte-GO, favorecendo o transporte de quase 16 milhões de toneladas de mercadorias no Vale do Araguaia.
“Todos estes investimentos servirão para reduzir o custo-Brasil e dar maior eficiência ao transporte de nossas mercadorias que abastecem nosso mercado interno e externo”, concluiu.
LUCAS DO RIO VERDE – A notícia gera muita expectativa na região do Vale do Verde, principalmente em Lucas do Rio Verde, pois os projetos das duas ferrovias preveem um
entroncamento em um porto seco traçado no município. Caso a proposta se realize, a cidade ganhará relevância estratégica na movimentação de mercadorias. A proposta apresentada e homologada pelo Governo Federal traça a FICO entre Campinorte-GO e Porto Velho-RO, passando por Lucas do Rio Verde, onde faz entroncamento com a Ferrogrão, que vai até o porto de Miritituba-PA.