Começa vacinação contra H1N1 para grupos de risco em Campinorte; veja locais

Vacinação acontecerá de forma parcela em Campinorte, Goiás (Foto: Joana D` arc)

Trabalhadores da saúde, Idosos e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves serão os primeiros a receber a vacina.

 

[dropcap]C[/dropcap]omeçou nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Em Campinorte, a expectativa é que mais de 3.000 mil pessoas sejam imunizadas. Campinorte conta com 02 locais de vacinação, sendo eles no Centro de Saúde e na Unidade de Saúde Wilma Ribeiro Machado e as doses serão aplicadas dentro de um cronograma para os grupos considerados prioritários. Os primeiros a receber as doses são os trabalhadores da saúde, Idosos e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves (veja datas abaixo).

[checklist]13/04 a 20/04 – Idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças cardíacas e respiratórias graves
23/04 a 27/04 – gestantes, puérperas e crianças
30/04 a 11/05 – professores
12/05 – Dia D: serão vacinados todos os grupos prioritários da campanha
14/05 a 1/06 – todos os grupos prioritários da campanha.
Indígenas: podem ser vacinados durante todo o período da campanha
Presos e funcionários do sistema prisional: o agendamento será feito a critério do município no período da campanha.[/checklist]

A vacinação acontece das 07:00 ás 11:00h e das 13:00 ás 17:00h. Trabalhadores e profissionais da saúde poderão se vacinar entre os dias 13 e 20 de abril. No Dia “D” da vacinação contra a Influenza, em 12 de maio, todas as pessoas dos grupos prioritários da campanha poderão procurar um dos postos para se imunizar.

Vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.
A vacina é contraindicada apenas para aqueles que têm alergia a ovo.

Sair da versão mobile