Neste último final de semana a PRF flagrou centenas de imagens de veículos imprimindo altas velocidades nas rodovias federais.
Não fosse só o risco de uma colisão que certamente causaria danos irreparáveis aos ocupantes dos veículos flagrados, o período chuvoso eleva mais ainda as possibilidades de aquaplanagem e, por consequência probabilidade de acidentes.
Bastaria uma fina camada de qualquer fluído (óleos combustíveis por exemplo), sendo o mais comum a água da chuva, para que o carro ficasse sem controle pela falta de aderência dos pneus no piso.
No domingo algumas imagens foram capturadas pelos radares da PRF, na BR-060, entre Goiânia e Brasília-DF, com impressionantes marcas de veículos a 170 e 187 km/h, respectivamente. Todas as imagens são submetidas a avaliação de fidedignidade do equipamento, e em seguida extraídas notificações aos proprietários dos veículos.
Não é demais lembrar que a velocidade superior à permitida é uma das principais causas de mortes e acidentes com feridos graves ou gravíssimos, por isso é sistematicamente combatida pela corporação ao longos das rodovias federais de todo o país.
A multa pra quem ultrapassa a velocidade máxima em mais de 50% é de R$880,40, 7 pontos na CNH e corre o risco de ter o documento suspenso, após um processo administrativo.