Candidato também foi eleito no pleito de 2016, mas precisou deixar cargo após ter candidatura indeferida pelo TSE.
candidato Dalton Vieira (PP) foi eleito prefeito de Petrolina de Goiás neste domingo (1º). Segundo o cartório eleitoral da cidade, o político recebeu 3.075 votos, enquanto o concorrente, Tiago Cigano (PC do B), registrou 3.048.
O candidato eleito teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral local e recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele não pode assumir enquanto não houver decisão favorável a ele pelo órgão ou conseguir uma liminar que permita que ele assuma o cargo. Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal e também candidato nas eleições, Tiago Cigano, continua como prefeito interino.
No total, dos 7,9 mil eleitores do município, 6.369 foram às urnas, o que representa 80,62% do eleitorado local. Foram 51 votos brancos e outros 195 nulos nas 28 seções eleitorais da cidade.
Dalton Vieira Santos, 58 anos, foi prefeito de Petrolina por dois mandados seguidos, entre 2000 e 2008. Agricultor, ele se ausentou da vida política até 2016, quando voltou a ser candidato a prefeito. O postulante traz como vice Diano Helio Duarte de Oliveira (DEM).
Novas eleições
O pleito deste domingo ocorreu após Dalton Vieira (PP), eleito em 2016, ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março deste ano. O político havia assumido o cargo, mas precisou ser afastado, em julho, após a decisão do colegiado do órgão.
Quando foram determinadas novas eleições, o político pediu o registro de candidatura novamente, mas o mesmo foi negado pela Justiça Eleitoral da cidade. O político, então, entrou com recurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e concorreu ao pleito como “indeferido com recurso”.