O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-Go) sai na frente ao entregar nesta terça-feira (2) a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR-Code. O novo modelo segue Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) que será exigida em todo o País. Em Goiás, a partir de agora todas as carteiras emitidas no Estado estão de acordo com o novo modelo.
Segundo o Detran-Go a mudança não irá onerar o Estado, nem acarretará em aumento no valor do documento para os usuários. Também não será necessária a substituição das antigas CNHs, que deverão ser trocadas apenas quando da renovação ou outra alteração como na categoria de direção do motorista, entre outras. Atualmente, o Detran-GO emite 50 mil CNHs por mês.
A carteira com o QR-Code deve zerar as falsificações, acredita o gerente de Habilitação do Detran-Go, Ricardo Rezende. Ele explica que isso será possível porque o código bidimensional irá conectar diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem necessidade de digitalizar informações.
Atualmente, o Detran-Go depara com casos de falsificação de CNHs, como clonagem do documento ou alteração de dados de carteiras furtadas ou perdidas, conta o gerente de Habilitação. O código é impresso no verso na parte inferior da CNH. (foto ao lado)
“Se um comerciante suspeitar que a CNH apresentada como documento é falsa, ele poderá utilizar o sistema eletrônico para leitura do QR-Code disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conferir todos os dados, inclusive foto, imediatamente”, exemplifica, Ricardo Rezende.