A Equatorial Goiás está lançando no Estado o projeto Chuveiro Eficiente. Neste ano a previsão é substituir 2 mil chuveiros antigos pelos equipamentos novos, que consomem 50% menos energia. Esta é mais uma ação da companhia que visa a estimular a economia de energia.
O Chuveiro Eficiente é uma forma de aquecimento de água para banho sustentável, ou seja, preserva o meio ambiente e promove menor consumo de energia elétrica.
Ele garante o reaproveitamento do calor pelo contato indireto entre a água do banho (quente) e a água da caixa (fria).
Um eficiente trocador de calor faz com que a água fria da caixa chegue ao chuveiro pré-aquecida, proporcionando economia, conforto e bem-estar.
O coordenador de projetos de eficiência energética da Equatorial Goiás, Adriano Faria, informa que, com essa nova tecnologia, em um ano os clientes beneficiados vão economizar 329 MWh, o equivalente ao consumo médio brasileiro de 183 residências, o que representa R$ 227 mil a menos em suas contas de energia.
“Além disso, haverá uma redução de demanda na ponta de 100 kW, o que significa um alívio no sistema nos horários de pico e mais estabilidade no fornecimento de energia”, explicou Adriano.
Para a instalação do equipamento não é necessário qualquer tipo de obra ou quebra de estrutura ou paredes.
Além disso, não há risco de choque elétrico e também não reaproveita a água utilizada no banho.
O equipamento funciona com um tapete antiderrapante e acompanha ducha com várias temperaturas.
As trocas desses equipamentos são realizadas por equipes formadas por uma dupla de profissionais – sendo um homem e uma mulher – devidamente uniformizados e capacitados para o trabalho.
Esse método repercute positivamente entre os beneficiados, que se sentem mais à vontade, em alguns casos, quando mulheres estão em casa sozinhas e preferem ser atendidas por uma profissional.
Além da troca dos chuveiros, também será realizada a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são mais econômicas.
Ao final da instalação dos equipamentos, os profissionais recolhem o chuveiro antigo e as lâmpadas para que sejam descartados da forma correta.
O descarte será feito por empresas que possuem as licenças e procedimentos conforme legislação e protocolos ambientais vigentes
A instalação do chuveiro eficiente será realizada em bairros de alta vulnerabilidade social e que atendam os pré-requisitos necessários para a instalação dos equipamentos com as condições técnicas e de espaço necessários.
Os clientes beneficiados precisam ser residenciais e estar com o cadastro atualizado na Equatorial Goiás. [Informações da Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial, em Goiânia]
Ler o Próximo
20 de fevereiro de 2024
Operação da PC mira pornografia infantil em 11 cidades e prende 3 em Mara Rosa, Senador Canedo e Goiânia
16 de fevereiro de 2024
Soja, carnes e açúcar lideram alta nas exportações de Goiás em janeiro
12 de fevereiro de 2024
Secretaria Estadual de Saúde agiliza envio de medicamentos contra dengue para municípios
6 de fevereiro de 2024
Caiado lidera debate nacional sobre fim das “saidinhas” de presos em datas comemorativas
4 de fevereiro de 2024
Para evitar fraudes, Agrodefesa alerta produtores rurais sobre alteração de senhas do Sidago
31 de janeiro de 2024
Desafios à Educação Inclusiva para crianças e adolescentes com TEA serão debatidos pelo MP em Goiânia
30 de janeiro de 2024
Cartilha da Agência Goiana de Regulação orienta ressarcimento por danos elétricos após quedas de energia
28 de janeiro de 2024
Número de transplantes de órgãos e tecidos cresce 46% no ano passado em Goiás
24 de janeiro de 2024
Segurança Pública comemora duas semanas sem homicídios em Goiânia
23 de janeiro de 2024