Os goianos estão aproveitando os cobertores e os casacos durante as manhãs e noites mais geladas, mas no período da tarde a baixa umidade relativa do ar deixa Goiás em estado de atenção. A informação foi divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) no boletim atualizado desta segunda-feira (26).
O gerente do Cimehgo André Amorim explicou que o estado de atenção é considerado quando a umidade relativa do ar está entre 21% e 30%, isto porque o percentual ideal é acima de 60%. Além disso, ele destaca que nestes dias o tempo deve ficar mais seco gradativamente por volta das 11h até chegar no pico mais baixo por volta das 15h, onde a umidade pode chegar a 25%.
Em agosto e setembro costumam ser os piores meses em relação a baixa umidade do ar, onde provavelmente entramos em estado de alerta e depois de emergência. Então, por enquanto não temos uma previsão de alívio para esse tempo seco” diz André.
Inverno em Goiás
O inverno chegou e só termina no dia 23 de setembro. Em Goiás, a presença de massa de ar seco predomina nesta época do ano, provocando a queda da umidade relativa do ar. Dessa forma, caem os níveis de chuva, aumenta o risco de queimadas e também surgem mais casos de doenças respiratórias. Esses fenômenos são intensificados pelo fenômeno do El Niño.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a previsão da umidade realativa do ar para o período do inverno é uma média diária de 30%, com picos de queda abaixo dos 10%. Neste ponto, o recomendado pelas organizações de saúde, é diminuir atividades físicas de grande esforço durante o pico do sol e aumentar a ingestão de líquidos.
Informações: G1-GO