Uma profissional da área de saúde de 38 anos morreu na manhã deste sábado (4) com o novo coronavírus (Covid-19), segundo informou em nota o Hospital do Coração, onde ela estava internada. Adelita Ribeiro era técnica do Hemolabor e trabalhava no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Novo Mundo.
De acordo com a nota do hospital, ela foi internada na unidade no dia 30 de março e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva com ventilação mecânica. O comunicado informa ainda que a profissional de saúde não possuía nenhum tipo de comorbidades.
Em seguida, o quadro dela evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, foi reanimada, mas não resistiu. O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) se manifestou por meio das redes sociais.”Foi com imensa tristeza e profundo pesar, que o Sindsaúde-GO recebeu a triste notícia do falecimento da trabalhadora Adelita Ribeiro da Silva, 38 anos.
Ela era servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e atuava como técnica de laboratório no Cais Novo Mundo e também no Hemolabor”, diz a publicação no Facebook.
A unidade de saúde privada onde Adelita trabalhava também divulgou nota de pesar pelas redes sociais. “É com muito pesar que o Hemolabor informa o falecimento de uma de suas colaboradoras, vítima da Covid-19”, diz postagem no Instagram. Na nota também faz um alerta. “Diante desse caso tão próximo, com uma perda tão dolorosa para todos os colegas, reforçamos a importância dos cuidados preventivos, uso dos EPIs e retreinamento constante. Mesmo com cuidado extremo nesta pandemia, qualquer um pode ser acometido pelo coronavírus”.
Goiás tem 103 casos confirmados de coronavírusOutros 2.138 casos estão em investigação, |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que há 103 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) confirmados em Goiás por critério laboratorial. Destes, há duas mortes confirmadas. No Estado, há 2.138 casos suspeitos em investigação. Outros 1.105 já foram descartados.
Os casos confirmados foram registrados nos municípios de Águas Lindas de Goiás (1), Anápolis (6), Aparecida de Goiânia (1)*, Bom Jesus de Goiás (1), Campestre (1), Catalão (1), Cidade Ocidental (1), Goianésia (1), Goiânia (65)**, Itumbiara (2), Jataí (2), Luziânia (1)**, Nova Veneza (1), Paranaiguara (1), Rio Verde (7), São Luís dos Montes Belos (1), Senador Canedo (1), Silvânia (1), Trindade (1) e Valparaíso de Goiás (5). Há dois (2) casos que aguardam atualização da ficha para definir a cidade de residência.
Há 9 casos confirmados internados. Destes, 1 está na rede pública em unidade estadual e 8 estão na rede privada***. Há ainda 67 casos em investigação que encontram-se internados; destes, 38 estão na rede pública e 29 na rede privada***.
Há, até o momento, 2 óbitos confirmados, sendo (1) em Goiânia e (1) em Luziânia. Há 4 óbitos em investigação, sendo (1) em Araçu, (1) em Bonfinópolis, (1) em Goiânia e (1) em Mineiros. Já foram descartados 8 óbitos, sendo (1) em Águas Lindas de Goiás, (3) em Goiânia, (1) em Inhumas, (1) em São Luís dos Montes Belos, (1) em Senador Canedo e (1) em Valparaíso de Goiás.
Os registros estão no banco de dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Goiás. Ressalta-se que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.
O Governo de Goiás, por meio da SES-GO, monitora sistematicamente suspeitas de novos casos de Covid-19, seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde para a identificação de novos registros.
* Em função de duplicidade de endereços, 3 casos foram excluidos do município de Aparecida de Goiânia.