Goiânia/GO – A Polícia Federal, em conjunto com a CGU e o Ministério Público Federal, deflagrou hoje (15/2) a Operação Betsaida, para combater fraude em licitações e contratos públicos referentes a convênio federal firmado entre o extinto Ministério da Pesca e Aquicultura e a Prefeitura de Itauçu/GO. Esses contratos visavam a construção de fábrica de farinha de peixes.
Aproximadamente 60 policiais federais e 11 auditores da CGU estão cumprindo 26 ordens judiciais: 12 mandados de condução coercitiva e 14 de mandados de busca e apreensão. As diligências estão sendo executadas em Goiás, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itauçu e Abadia de Goiás. No Paraná, nas cidades de Joaquim Távora e Pinhalão. Em Santa Catarina, na cidade Campo Erê. Haverá cumprimento de mandados judiciais também no Distrito Federal.
As investigações se iniciaram no ano de 2015, com a apuração de irregularidades no Convênio nº 01/2013, no valor de R$ 14,7 milhões. Desse montante fiscalizado, foi identificado prejuízo já realizado de mais de R$ 1 milhão e indícios de direcionamento e conluio entre empresas na licitação para compra dos equipamentos e realização das obras de instalação.
Será realizada entrevista coletiva às 10h00, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada na Av. Edmundo Pinheiro de Abreu, 826, Setor Pedro Ludovico, Goiânia – Goiás.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás