Os policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Cidade Ocidental deflagraram nessa quinta-feira (15) a Operação Hemera (o nome da operação é uma alusão à deusa grega da mentira e da persuasão), na qual deu-se cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de Cleide Silva Vieira, proprietária de uma imobiliária situada no centro de Cidade Ocidental.
A investigação apurou que Cleide Vieira da Silva praticou ao menos nove delitos de estelionato contra pessoas diferentes no município. Das vítimas, cinco são pessoas idosas, cuja pena, nesse caso, é aplicada em dobro.
O “modus operandi” de Cleide era similar em todos os casos investigados. Ela solicitava diversas quantias em dinheiro às vítimas, alegando que o intuito dos valores seria o pagamento de determinados imóveis ou impostos, como o ITBIs. No entanto, a autora se apropriava do dinheiro, e as vítimas ficavam “a ver navios”. Em um dos casos, ela vendeu a uma pessoa idosa um imóvel que estava prestes a ir a leilão, sendo que, dias após a negociação do bem, a vítima foi surpreendia por uma ordem de despejo.
Em decorrência da reiteração delitiva que causou transtornos à ordem pública e econômica do município, a autoridade policial responsável pela investigação representou pela prisão preventiva da autora junto ao Poder Judiciário local, que deferiu a medida.
Cleide foi indiciada pela prática dos nove crimes de estelionato estando sujeita a uma pena de até 70 anos de reclusão.