[dropcap]N[/dropcap]o ranking do Relatório Diagnóstico dos municípios goianos, do TCMGO, Campinorte, cidade no Norte de Goiás situada as margens da BR 153 – que foi fundada em 8 de outubro de 1963 – conquistou o 2º lugar com nota 97.
O TCMGO atribui notas de zero a 100. Está empatado na segunda colocação, com 97 pontos, o municípios de Ouro Verde de Goiás. E em primeiro lugar o municipio de Santa Helena com 98 pontos.
História de Campinorte
Cravado às margens das estradas que ligavam Sul ao Norte, denominada à época de Estrada Real, ligando Anápolis (Antas) ao Norte do Estado. A Oeste, ligando Crixás, Nova Crixás, na estrada do boi até Cidade de Goiás, sendo estas as duas estradas mais importantes da época.
Cravado às margens das estradas que ligavam Sul ao Norte do Estado denominada na época de Estrada Real ligava principalmente as cidades de Anápolis (Antas) à Porangatu (Descoberto) e a Oeste ligava a Estrada Real as cidades de Crixás e Nova Crixás que também era acesso à capital do estado cidade de Goiás. Nestas estradas eram conduzidas boiadas e mercadorias em carro de boi e foram abertas em razão do escoamento e comércio de ouro destas regiões .
Em 1950, no Governo de Coimbra Bueno foi construída ainda no povoado Campinas a primeira escola pública com melhor estrutura e, em 1951 surgiu o nome do município denominado Campinorte, em virtude da região apresentar extensas campinas e por estar localizado na região norte do Estado.
Formação Administrativa
Pela Lei n.º 4, de 15-11-1999, é criado o distrito de Colinaçu e anexado ao município de Campinorte.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 2 distritos: Campinorte e Colinaçu.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.
O relatório completo pode ser acessado no site do Tribunal, no link: https://bit.ly/2NY33pw