PSDB e Cidadania declinam convite para reunião com Lula

psdb-e-cidadania-declinam-convite-para-reuniao-com-lula

PSDB e Cidadania declinam convite para reunião com Lula

Enquanto PSDB e Cidadania recusam convite para reunião com presidente Lula, Arthur Lira (PP-AL) confirma sua participação | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Postado em: 22-02-2024 às 17h03
Por: Isadora Miranda

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Enquanto PSDB e Cidadania recusam convite para reunião com presidente Lula, Arthur Lira (PP-AL) confirma sua participação | Foto: Ricardo Stuckert/PRNesta quinta-feira (22), o Palácio do Planalto viu o PSDB e o Cidadania recusarem o convite para a reunião agendada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada. Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está confirmado para participar do encontro.

O convite aos representantes do PSDB e do Cidadania, partidos que compõem uma federação, foi uma decisão do governo devido ao apoio favorável que têm dado às pautas do Palácio do Planalto no Congresso Nacional.

Porém, as siglas recusaram, argumentando que não fazem parte da base aliada e, portanto, não faria sentido sua participação. Um membro do PSDB, em declaração reservada, afirmou que o partido respeita a institucionalidade e atua a favor do Brasil.

Continua após a publicidade

Internamente, tanto o PSDB quanto o Cidadania enfrentam crises e impasses quanto aos seus rumos, envolvendo disputas pelo comando dos diretórios e falta de consenso sobre uma possível aproximação com o governo, assim como o apoio a candidaturas nas eleições municipais.

Atualmente, o PSDB é liderado por Marconi Perillo (GO), que defende uma postura de oposição ao governo Lula.

Segundo informações da CNN, a reunião com os líderes partidários é uma tentativa do presidente Lula de se aproximar dos deputados federais, após reclamações sobre acordos não cumpridos pelo Planalto com os parlamentares.

Na pauta do encontro, Lula pretende apresentar aos deputados da base governista as prioridades para as votações de 2024, incluindo a regulamentação da reforma tributária, a medida provisória que prevê a reoneração da folha de pagamentos e a fiscalização de benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).Além disso, especula-se que Lula esteja iniciando articulações para encontrar nomes viáveis para suceder Arthur Lira no comando da Câmara dos Deputados.

Sair da versão mobile