Dino ocupará a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou.
Postado em: 22-02-2024 às 14h16
Por: Luan Monteiro
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp
Dino ocupará a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou. | Foto: Agência BrasilO ex-senador Flávio Dino toma posse nesta quinta-feira (22/2) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino ocupará a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou. Ele herdará 343 processos em tramitação, entre ações e recursos.
Dino poderá ficar no cargo por 19 anos, ou seja, até 2034. Nas últimas semanas, o novo ministro se concentrou em montar sua equipe para o novo cargo.
Flávio Dino ocupou cargos no Executivo e Legislativo. Recentemente, ele comandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública desde o início do governo Lula (PT). Ele também foi governador do Maranhão entre 2015 e 2022 e senador da República. Além disso, Dino foi juiz federal por 12 anos.
Continua após a publicidade
O gabinete de Dino terá três juízes auxiliares, sendo que dois, os magistrados estaduais Anderson Sobral e Amanda Thomé, são do Maranhão. O terceiro ocupante do gabinete será o juiz federal Americo Bedê, do Espirito Santo. O gabinete será chefiado pela jornalista Rafaela Vidigal, que foi assessora de Dino enquanto ele governava o Maranhão.
A advogada Priscila Carnaúba, esposa do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo Lula no Congresso, ocupará uma das vagas no gabinete do novo ministro do STF. A jurista já trabalhava no Supremo, junto a ministra Cármen Lúcia.