A Polícia Militar salvou um bebê de menos de um mês de vida que havia se engasgado com leite materno e não conseguia respirar, em Uruaçu, a 280 km de Goiânia. De acordo com os militares, o bebê já apresentava face arroxeada, já apresentando estar desfalecida quando eles chegaram ao local.
De acordo com o registro policial, quando o bebê se engasgou, por volta das 21:53h, o pai desesperado ligou no 190, a mãe Th. S., estava em estado de choque, mencionando que havia acabado de amamentar seu filho. Ao chegarem no local, os policiais contam terem utilizado as técnicas de salvamento para conseguir a desobstrução e fazer com que o bebê respirasse. Rapidamente direcionaram em alta velocidade com sinais sonoros e luminosos ligados em direção ao UPA, durante o deslocamento, os PMs foram dando continuidade na manobra no intuito de desobstruir as vias aéreas, até que a criança veio a tossir, demonstrando os sinais vitais retornarem.
Ao chegar na UPA, o comandante de equipe e o auxiliar de equipe (1° Sgt Reis e Sd Miller), Sd Machado (motorista da equipe), juntamente com a genitora, se direcionaram ao interior da unidade de saúde, aonde a criança de pronto recebeu o devido atendimento médico e o plantonista mencionou que se não fosse a rápida intervenção e os primeiros socorros, muito provavelmente a criança não estaria viva (conforme relatório médico anexado).
Os familiares e funcionários do hospital ficaram gratos pela ação da polícia militar. Vale ressaltar que a atuação extraordinária e atípica da PM se fez necessária tendo em vista que a equipe do SAMU e do CBM se encontravam ocupadas efetuando outros atendimentos/demandas da cidade.
PMs que atuaram na ocorrência: 1° SGT REIS, SD MACHADO e SD MILLER.
Informações do BATALHAO DOM PEDRO II DE URUAÇU/GO.