O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou 11 restaurantes em um shopping de luxo por vender comida imprópria para o consumo, em Goiânia. Segundo o órgão, entre os produtos estão: carnes, farinha de trigo, molhos, doces e temperos.
Os nomes dos restaurantes não foram divulgados. O Procon informou que a vistoria aconteceu no Shopping Flamboyant. Em nota, o estabelecimento confirmou as vistorias e informou que segue contribuindo com as autoridades, incentivando as melhores práticas.
A fiscalização aconteceu entre a segunda-feira, 28 de fevereiro, e a última sexta-feira (4). Segundo a presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, mais de 50kg de alimentos estavam fora do prazo de validade, sem informações sobre data de fabricação ou origem.
“Nos assustamos, porque de 33 estabelecimentos que visitamos, 11 tinham alimentos impróprios para consumo. Também encontramos problemas de higiene, notificamos a Vigilância Sanitária, que fará a autuação”, disse Carolina.
Ainda de acordo com o órgão, os restaurantes têm um prazo de 20 dias para apresentar defesa sobre os produtos encontrados. Caso contrário, podem pagar multas entre R$ 700 a R$ 10 milhões, dependendo do porte econômico da empresa, da gravidade e se o local já foi autuado outras vezes.
Informações: G1-GO