Goiás investiga caso suspeito de dupla contaminação por gripe e Covid-19

Segundo secretaria de Saúde, paciente não precisou ser internado, mas está sendo monitorado. Pasta enviou amostra para ser avaliada em laboratório de São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) investiga caso de um paciente que pode estar com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. A dupla contaminação já foi detectada em outras partes do país e do mundo e apelidada de “flurona” – uma junção de “flu” (gripe, em inglês) e “rona”, por causa do coronavírus.

Segundo a pasta, a pessoa que está com esta suspeita não tem quadro grave, por isso não precisou ser internado em nenhuma unidade de saúde, mas está sendo monitorado.

A SES-GO coletou amostras do paciente e enviou ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para análise. Segundo a pasta, o laboratório é a referência para investigação de casos de flurona no Brasil.

Covid-19 em Goiás

O estado já registrou 948.625 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Deste total, 24.699 morreram por causa da doença. A pasta lembra que houve um período de 15 dias em dezembro de 2021 em que o sistema no Ministério da Saúde ficou for a do ar e que os números voltaram a ser contabilizados no dia 24 daquele mês.

Segundo a SES, o sistema que contabiliza a imunização contra a Covid-19 está for a do ar desde o último dia 9 de dezembro. Até então, a haviam sido aplicadas 5.235.405 primeiras doses de vacinas contra o coronavírus das quais 4.215.698 tomaram também receberam a segunda aplicação ou dose única.

Informação: G1-GO

Sair da versão mobile