De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinorte (GO), cinco pessoas já são consideradas curadas da doença nesta quinta-feira (28). No balanço epidemiológico anterior, eram quatro pacientes recuperados, entrando mais uma boa notícia na noite desta quinta, com Alta de Cura da quinta paciente mulher com idade inferior a 60 anos.
A paciente cumpriu o rigoroso período de quarentena e passou no fim da tarde de hoje por avaliação da junta médica, a paciente foi considerado curado e liberado para o convívio social, seguindo as recomendações de saúde que são comuns à população neste período de pandemia.
Para ser considerado curado, é preciso completar o ciclo de 14 dias da doença, e não apresentar sintomas. Quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas nesse período, é considerada cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas.
Conforme o MS e a Organização Mundial de Saúde (OMS), ficar em casa é importante porque, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.