Campinorte registra mais dois casos suspeitos do novo coronavírus

A vigilância epidemiológica de Campinorte (GO) notificou mais dois casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (28), cujos as pacientes são duas mulheres com idade inferior a 60 anos. Atualmente, são três casos suspeitos monitorados na cidade, sendo o primeiro de um caminhoneiro que trafegava na BR 153, que é morador do estado do Pará , e que vinha se sentindo mal, então decidiu  procurar a unidade hospitalar em Campinorte.

Neste paciente a secretaria realizou a coleta de material e enviou  ao Lacen (GO), o mesmo foi orientado a voltar para o seu estado e aguarda o resultado do exame que pode confirmar ou não a presença do vírus. A secretaria de saúde do município do paciente foi acionada sobre o caso.

Caso confirmados 

No total, são sete positivados destes (Quatro já curados), nenhum óbito registrado na cidade, 20 casos já foram descartados e monitora 15 pessoas que possivelmente tiveram contato com os primeiros pacientes esse mês, porém ainda não apresentaram qualquer sintoma da doença.

Sintomas e orientações 

“Os sintomas da Covid-19 são característicos de uma gripe forte, sendo os principais a febre, tosse e falta de ar. Alguns pacientes relatam dor de garganta, dores musculares, coriza e cansaço. O quadro pode variar de leve a moderado, dependendo de cada pessoa, sendo que a maioria dos casos graves está relacionada à população idosa ou com problemas de saúde preexistentes. Nesse caso, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações, podendo levar à morte”.

“Para se evitar a doença é de extrema importância adotar alguns cuidados básicos como, lavar as mãos com sabão, esfregando-as por pelo menos 20 segundo; evitar contato com pessoas doentes; não tocar olhos, nariz ou boca sem antes lavar as mãos; sempre cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, principalmente talheres, pratos, copos ou garrafas e manter os ambientes bem ventilados”, orientou a Secretaria de Saúde.

Sair da versão mobile