Campinorte registra quarto caso curado e outro suspeito de Covid-19 importado de outro estado

O boletim epidemiológico de Campinorte (GO) desta terça-feira, dia 26, registrou um caso curado e um suspeito ao novo coronavírus (Covid-19). De forma importada de outro estado.  O paciente estava viajando pela Br 153, e vinha passando mal, relatando queixa  desde de domingo. O homem com idade inferior a 60 anos é do estado do Pará. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinorte, realizou a coleta do material para exames, o qual já foram enviados para o Lacen (GO).

A secretaria ainda orientou ao paciente que o mesmo retorne ao seu município de origem no estado do Pará, para que aguarde o resultado lá.  A secretaria de saúde do município do paciente já foi acionado sobre o caso. Campinorte registrou também nesta terça a cura de mais uma paciente com idade inferior a 60 anos, com essa paciente a cidade contabiliza 04 casos curados ao vírus. Após cumprir o período de quarentena e passar por avaliação do médico, o paciente foi considerado curado e liberado para o convívio social, seguindo as recomendações de saúde que são comuns à população neste período de pandemia.

“Novas medidas para o enfrentamento deste cenário foram tomadas, mas precisamos da adesão da comunidade”.

O que fazer em caso de suspeita

As pessoas que retornam de viagem internacional ou de outras região no país ou estado de regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde público ou privado.

“Em caso de suspeita, o paciente deve procurar a sua unidade de saúde ou uma UPA, na rede municipal de saúde; ou um pronto-atendimento, na rede particular. Os profissionais de saúde estão atualizados e preparados para esse atendimento”.

Os sintomas da infecção pelo novo coronavírus parecem como os de uma gripe ou resfriado dificulta o diagnóstico, por isso, é importante informar o histórico de viagem, o contato com pessoas suspeita ao vírus já no início do atendimento.

O que fazer para se proteger?

– Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após higienizar as mãos)

CONFIRA TODAS RECOMENDAÇÕES PARA ISOLAMENTO DOMICILIAR DE CASOS
SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE COVID-19  – https://www.saude.go.gov.br/coronavirus

Sair da versão mobile