Os casos confirmados de pessoas com coronavírus em Goiás subiu para 56 neste sábado (28), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Há uma morte por causa da Covid-19 registrada no estado e mais de 1,9 mil casos suspeitos.
Os casos confirmados são de Goiânia (33), Rio Verde (7), Anápolis (4), Aparecida de Goiânia (2), Valparaíso de Goiás (2), Jataí (2), Catalão (1), Silvânia (1), Águas Lindas de Goiás (1), Goianésia (1), Hidrolândia (1) e Luziânia (1) – paciente que morreu.
A primeira morte por coronavírus registrada em Goiás é de uma idosa de 66 anos, moradora de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o governo estadual, a mulher era hipertensa, com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e teve dengue recentemente. Porém, a Filha de mulher que morreu por Covid-19 nega que a mãe tinha diabetes. Em depoimento nas redes sociais, ela alegou que a genitora era apenas hipertensa e que “estão tentando minimizar a letalidade do vírus.”
Segundo a publicação, a mulher também descarta que a sua genitora tinha antecedentes de problemas pulmonares e que os mesmos foram causados em decorrência do novo coronavírus. “Ela estava bem, cumpriu a quarentena imposta. Não viajou para o exterior e passava a maior parte do tempo isolada na fazenda.”
Após a morte, o governador Ronaldo Caiado (DEM) voltou a pedir que os goianos não viajem para Brasília, no Distrito Federal, como prevenção ao contágio do coronavírus. O apelo do político é baseado na morte da mulher, que esteve na cidade dias antes de apresentar os sintomas de Covid-19.