O Distrito Federal registra, neste domingo (22), 134 casos confirmados do novo coronavírus, responsável pela pandemia da doença Covid-19. Os dados são do governo do DF e considera os números registrados até as 22h.
No Brasil, o total de infectados chegou a 1.546, segundo o governo federal. O DF tem o 3º maior número de casos da doença em todo o país.
Nesta tarde, o governo do DF já havia atualizado os casos confirmados para 117. Por volta das 19h, subiu para 131. O Buriti informou que havia 11 pessoas internadas. Contudo, o boletim atual cita 8 internados.
Além dos casos confirmados, há 3.628 casos suspeitos. Outros 2.017 já foram descartados. Até a última atualização desta reportagem, o governo do DF não confirma casos de transmissão comunitária da doença, que é quando há contágio entre duas pessoas que não estiveram fora do país ou contato com um viajante.
O governo do DF não detalhou os tipos de contágio no mais recente balanço. Até ontem, a Secretaria de Saúde confirmou que 80 casos são de transmissão local – ou seja, a maioria das pessoas foram infectadas após ter contato com alguém que contraiu o vírus fora do país.
A região administrativa onde os pacientes estão localizados não está sendo divulgada pela Secretaria de Saúde.
Paciente em ‘estado gravíssimo’
Entre os pacientes internados está a mulher de 52 anos, primeira a ser diagnosticada na capital. Boletim divulgado neste domingo aponta que ela permanece em “estado gravíssimo” e segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Ainda de acordo com o boletim, a paciente voltou a ter febre. Ela está em coma induzido e tem síndrome respiratória aguda severa. O quadro médico é agravado por doenças associadas contraídas antes da Covid-19.
“A paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico”, informou a secretaria.
A mulher esteve no Reino Unido e na Suíça e voltou à capital no dia 26 de fevereiro. No mesmo dia, já apresentava febre, tosse e dificuldade de respirar. O marido dela testou positivo para a doença após determinação da Justiça. Ele aguarda julgamento de pedido para sair do isolamento neste domingo.
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1