O ministro dos Transportes, Tarcisio Gomes Freitas, também estará no Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde, no próximo dia 20, onde deve apresentar projetos do governo Bolsonaro na área de infra-estrutura. Um dos que mais interessam o setor produtivo e as lideranças políticas é a extensão da FICO (Ferrovia Centro Oeste) cujo projeto da expansão inclui Lucas e mais de 10 municípios mato-grossenses, fazendo a ligação de Goiás até Porto Velho (RO). Para Lucas também havia sido previsto um terminal de cargas.
Projetada para escoar a produção de grãos (soja e milho) de Mato Grosso para os portos, a FICO vem sendo planejada pela VALEC (governo federal) desde 2010, quando foi finalizado o projeto básico do primeiro segmento de Campinorte (GO) a Água Boa. Dois anos depois, foi concluído outro trecho adjacente, de Água Boa a Lucas do Rio Verde. Com os ajustes no projeto, em vez de ligar-se à Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO), a linha passa a ter como destino o município de Mara Rosa (Goiás) e com essa mudança ‘a rampa passa a ser a mesma em toda a extensão da linha férrea (0,6%), desde de Lucas do Rio Verde, além de encontrar uma rampa também mais eficiente ao transporte a partir da entrada na Ferrovia Norte Sul e a VALEC considera que a “alteração apresenta muitos ganhos, em especial, nos últimos 30 km anteriores ao entroncamento”.
Tarcisio deve detalhar o estágio atual do projeto e o plano do governo para a FICO, além de abordar a concessão da Ferrogrão (ferrovia planejada para ligar inicialmente Sinop e Miritituba), com extensão de aproximadamente 1,1 mil km e com planejamento de Sorriso e Lucas também estarem inseridas no traçado.
A ida de Tarcisio ao Show Safra, evento tecnológico do agronegócio com participação de muitos agricultores, foi articulada pelo prefeito Luiz Binotti e o deputado Neri Geller, coordenador da bancada federal de Mato Grosso. O evento começa dia 16 quando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também estará no Show Safra