Nubank: Cartão de crédito pode ser cancelado para alguns usuários; Entenda!

Alguns clientes do Nubank poderão ter o cartão de crédito bloqueado ou cancelado, isso porque o banco detectou que estão se valendo de truques para pagar a fatura por meio de carteiras digitais. As chamadas e-wallets, como exemplo do Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay, estão sendo usadas para pagamento da fatura Nubank utilizando o limite do próprio cartão de crédito.

Essa forma de pagamento possibilita o adiamento do valor devido para o mês, sem correção monetária, ou seja, livre de juros e encargos financeiros. Além disso, a prática permite depositar dinheiro do Nubank na Nuconta através de de boleto bancário, utilizando o próprio crédito do Nubank para o pagamento com transferência sem juros. A prática resulta em débito inserido na fatura seguinte, o que faz com que o pagamento não seja realizado e sim sempre adiado.

O objetivo das carteiras digitais é trazer mais praticidade e segurança aos consumidores. Por meio delas, o usuário pode fazer o cadastro de cartões de crédito para uso tanto em lojas físicas, como digitais, quitação de boletos além de pagamentos via QR Code e até mesmo recarga de celular.

Banco pode bloquear e cancelar cartões a qualquer momento

O Nubank, em resposta ao tipo de fraude, anunciou que pode bloquear ou até mesmo cancelar o cartão de crédito do usuário que estiver fazendo o uso indevido.

“O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”, afirmou em nota.

De acordo com a financeira, o truque vai contra o modelo de negócio da empresa, visto que admite adiar fatura sem que haja a cobrança de juros de crédito rotativo, atualmente entre 2,75% e 14% ao mês. O Nubank ainda acrescentou que a situação caracteriza “quebra” de contrato da parte do cliente.

O que leva ao cancelamento de serviços a qualquer momento e sem necessidade de especificar motivo, sendo que para estes casos apenas emite-se uma notificação para ciência do cliente com cinco dias antes do bloqueio ou cancelamento.

Ainda em nota, o Nubank declarou que não condena o uso de carteiras digitais. Contudo, ressalta que as funcionalidades do serviço sejam utilizadas para outros fins, como pagamentos de contas de água, luz, telefone e outros.

Sair da versão mobile