O Ministério Público de Goiás, por meio da Promotoria de Justiça de Campinorte, realizou reunião nesta quinta-feira (26/9) com mesários e candidatos ao Conselho Tutelar dos municípios de Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu para apresentar as normas e leis pertinentes ao cargo e ao processo eleitoral. Também participaram membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na ocasião, os presentes debateram os pontos levantados e puderam sanar dúvidas pertinentes a respeito das eleições. A promotora de Justiça de Campinorte Ana Luísa Monteiro Sousa destacou a importância do cumprimento das normas no Estatuto da Criança e do Adolescente e das permissões e vedações presentes nas leis, visando assegurar uma eleição democrática.
Ao final, os candidatos assinaram um Termo de Compromisso no qual se dispuseram a conduzir sua campanha eleitoral de forma ética, sem proferir ataques pessoais aos demais candidatos, sem a realização de qualquer ato que pudesse caracterizar boca de urna e transporte de eleitores no dia da votação. Eles ainda comprometeram-se a respeitar integralmente e irrestritamente todas as restrições previstas na legislação municipal que regulamenta a eleição e ao disposto no artigo 139, parágrafo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz sobre a proibição de doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal. Texto: Iury Pessoa / Yasmin Bernardes