Ex-prefeito de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes é preso em operação da PF contra tráfico

O ex-prefeito de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes (PSDB) foi preso na manhã desta quarta-feira (4) pela Polícia Federal (PF), suspeito de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas.

O ex-prefeito de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes (PSDB) foi preso na manhã desta quarta-feira (4) pela Polícia Federal (PF), suspeito de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Denominada Ozark-Narco, a operação cumpre 25 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, no Estados de Goiás, São Paulo, Pará, Minas Gerais e no Distrito Federal. Além de Nélio, também foi preso Leonardo Dias Mendonça, conhecido como Barão do Tráfico.

Nélio renunciou ao cargo de prefeito no último dia 28 de agosto e quem assumiu foi a vice-prefeita, Azaíde Borges (Podemos). Em carta entregue à Câmara Municipal, ele afirmou que foi convidado para assumir a direção-geral de um hospital particular de Goiânia e que isso o faria ficar mais próximo de sua esposa e filhos, que moram na capital. O documento dizia ainda que ele tinha perdido as condições políticas para governar devido à perda do partido nas urnas municipais.

Operação Ozark-Narco apreende avião em Goiás

De acordo com a Polícia Federal, mesmo em regime semiaberto, traficantes coordenavam a internalização da cocaína dos países produtores, através de pequenos aviões, utilizando o Estado de Goiás como ponto de armazenamento do carregamento e apoio do grupo para posterior envio da droga à Europa. O prefeito é suspeito de integrar a quadrilha que enviava a mercadoria para o exterior em containers em navios junto com cargas lícitas.

As investigações tiveram início no começo deste ano e detectou o envio recente de mercadorias para a Europa por meio dos portos de Santos e Itajaí. Com o dinheiro adquirido pelo tráfico, o grupo comprava empresas de diferentes ramos para lavar o dinheiro. Os investigados podem agora responder por tráfico internacional de drogas, cuja pena máxima pode alcançar 25 anos. No total, cerca de 130 policiais estão dando cumprimento aos mandados expedidos pela 5ª Vara Federal de Goiás. Leonardo Dias Mendonça foi preso às 6h desta quarta-feira (4), no Condomínio Jardins Florença, em Goiânia.

Sair da versão mobile