Motoristas que tiveram a CNH suspensa por ultrapassar 20 pontos, que se envolveram em acidentes com vítima fatal ou que foram condenados judicialmente por colocar em risco a segurança no trânsito devem passar por reciclagem. Também devem passar pelo curso, condutores que cometeram uma infração grave e que teve como resultado a suspensão da carteira. Como é o caso de quem é flagrado dirigindo embriagado.
Nessas ocorrências, eles têm a carteira suspensa e só podem recuperá-la depois do curso e do tempo estabelecido de suspensão. Quem dirige sob efeito de álcool, por exemplo, é obrigado a ficar longe do volante por pelo menos 12 meses.
Para solicitar a reciclagem, o condutor deve procurar uma unidade de atendimento Vapt Vupt, Ciretran ou sede do Detran-GO e fazer a inscrição. É necessária a apresentação da Carteira de Identidade, cópia da CNH e comprovante de endereço. A taxa do curso é de R$ 116.
O curso de reciclagem é de 30 horas-aula, divididas em direção defensiva (8 horas), relacionamento interpessoal (6 horas), primeiros socorros (4 horas) e legislação de trânsito (12 horas). Em Goiás, o curso é presencial no Detran, na Cidade Jardim, em Goiânia.
Após passar pelas 30 horas de aula, o motorista faz uma prova elaborada pelo Detran com 30 questões, e precisa acertar pelo menos 70%. Caso reprove uma vez, o condutor pode tentar novamente.
A partir da segunda reprovação, porém, é necessário refazer todo o curso. Provas práticas e psicotécnicas também podem ser exigidas, de acordo com a infração cometida pelo motorista. Com a conclusão do curso o condutor receberá um certificado.
A reciclagem da CNH tem como objetivo reeducar os motoristas infratores, revisando as leis de trânsito e fornecendo formação para que ele tenha condições de praticar a direção responsável. Durante o mês de janeiro o Detran-GO realizou três turmas de reciclagem, reeducando 96 condutores.