Os proprietários de veículos de placa final 1 começaram a receber os boletos para pagamento da primeira e segunda parcela do IPVA 2019, no último final de semana. Foram enviadas cerca de 130 mil correspondências enviadas via Correios para os endereços nos quais os veículos estão registrados. A primeira parcela vence no dia 30 de janeiro.
Caso o proprietário não receba o boleto até a data de vencimento conforme o calendário de IPVA, ele deve procurar uma unidade Vapt Vupt ou emitir o boleto pela internet. O contribuinte pode optar por pagar o imposto parcelado em três vezes ou em cota única. Para a placa com final 1, a data para pagamento integral vence no dia 27 de março.
O Detran-GO explica que o parcelamento é referente ao IPVA. Junto com a terceira parcela do imposto ou vencimento da cota única, para quem preferir pagar a vista, vencem o licenciamento do veículo, o seguro DPVAT e as possíveis multas, quando for o caso. Somente após quitar todos os débitos, o documento de circulação (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo – CRLV) é emitido.
O motorista deve ficar atento à documentação. Conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, que gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para esse caso, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro ainda prevê a remoção do veículo.