Por: @julimarcaetano
[dropcap]P[/dropcap]olícia Militar do Campinorte – Goias, promoveu essa semana visita regulares, orientações diversas e palestras sobre a importância da conscientização e participação de todos para a diminuição dos problemas de segurança, até rolou algumas brincadeiras com os pequenos.
Infelizmente, a comunidade escolar tem sido alvo constante da violência. Escolas vandalizadas, computadores e outros bens subtraídos, educadores ameaçados e agredidos, alunos sofrendo roubos no trajeto para escola ou casa, entrada de armas e drogas no estabelecimento…
A presença mais constante do policial visa aumentar a sensação de segurança no recinto escolar, bem como estreitar o vínculo entre polícia e sociedade, desmistificando a ideia de que o papel da polícia é a repressão.
Muito pelo contrário, cada vez mais a corporação militar pauta sua atuação pela integração com a comunidade e foco na prevenção dos conflitos.
No caso específico de polícia e escola, esta parceria tem gerado resultados muito satisfatórios, com redução da violência e maior sensação de segurança. O objetivo é ser um ponto de referência para a comunidade escolar, agindo como um orientador e facilitador na resolução dos conflitos. E de forma complementar, ser um inibidor de crimes, principalmente no entorno das escolas.
Para quem defende que escola não é lugar para policiais e que estes devem preocupar-se em ficar nas ruas garantindo a segurança pública, sugiro a leitura da Constituição da República, no capítulo que trata da educação.
Constituição da República
Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Percebe-se por este artigo que a educação das crianças e adolescentes não cabe apenas à escola, representante do Estado, mas deve ser garantida pela família e a sociedade como um todo. Para o PM Mesquita, Ver as crianças sorrindo e brincando foi muito especial.