[dropcap]O [/dropcap] Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) desenvolve em todas as suas unidades a Operação Cerrado Vivo cujo objetivo é prevenir e combater incêndios florestais.
Em Uruaçu foi estabelecida uma cooperação técnica, dentro da Operação Cerrado Vivo, envolvendo o Departamento de Fiscalização de Posturas do Município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde e o CBMGO e é apoiada e tem participação efetiva do Ministério Público Estadual através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. A cooperação entre os órgãos tem por objetivo final diminuir a incidência dos incêndios florestais, em especial nos terrenos baldios, por meio de uma mudança de comportamento ao chamar a atenção e atribuir responsabilidade a cada cidadão sobre sua importância na prevenção das queimadas.
Cada órgão envolvido, dentro da esfera de suas atribuições, irá promover ações que foram pactuadas em reuniões realizadas.
Haverá um maior rigor na fiscalização da limpeza dos terrenos baldios por parte do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, com notificação aos proprietários de lotes e posterior aplicação e execução de multa para aqueles que não limparem seus terrenos.
Caso o CBMGO atenda incêndio em vegetação nos terrenos baldios o extrato da ocorrência (boletim da ocorrência) será enviado à Secretaria de Meio Ambiente para que esta instaure o processo administrativo que poderá culminar com multa ao proprietário que possua lote que venha a se incendiar, uma vez que pela legislação municipal o proprietário deveria mantê-lo limpo.
A cooperação envolverá ações educativas que serão levadas pelos agentes comunitários de saúde aos moradores, especialmente para aqueles que reiterada e historicamente mantenham o hábito de limpeza de terreno com uso de fogo. Inclusive naqueles casos comuns de atear fogo em folhas e galhos secos. A fumaça destes incêndios causa sérios prejuízos à saúde da população.
Haverá também uma campanha educativa realizada pela CIBM de Uruaçu e parceiros junto às escolas de ensino fundamental levando informações de prevenção.
Até mesmo os padres, pastores e demais líderes religiosos serão convidados a contribuir, de modo que orientem e reafirmem as ações educativas durante as celebrações religiosas.
Um humano adulto respira cerca de 10 mil litros de ar por dia. A fumaça das queimadas pode conter mais de 70 substâncias tóxicas que causam doenças graves na pele, nos olhos, nos pulmões e coração, até mesmo câncer. O número de internações de crianças, idosos e alérgicos aumenta em consequências dos incêndios em vegetação.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR?
Não ateie fogo ou deixe que alguém incendeie os lotes baldios e margens de rodovias;
Não ateie fogo na vegetação seca e no lixo de seu próprio quintal. Não ateie fogo depois de varrer as folhas secas ou depois de poda de árvores;
Não jogue lixo, vidro ou pontas de cigarro nas margens de rodovias, terrenos baldios ou locais que tenham vegetação seca. Antes de tudo é uma questão de cidadania!
Exija que o seu vizinho dono de terreno baldio construa muro, limpe e conserve seu lote. Importante entender que depois de realizar a limpeza não atear fogo na vegetação seca. Se precisar acione a Prefeitura ou o Ministério Público.
Será divulgado um número de celular da fiscalização do meio ambiente para que a população faça as denúncias.