Operação Comércio Seguro da Polícia Militar de Campinorte

[dropcap]N[/dropcap]esta quinta-feira (05), a Polícia Militar (PM) colocou em ação a operação Comércio Seguro. O objetivo é inibir roubos e assaltos no comércio de Campinorte (GO), a implantação do Projeto Comércio Seguro, e uma parceria com a Policia Militar e a Associc. 

Segundo o Sub. Ten Felix, a adesão ao projeto, tem sido boa por parte da sociedade Campinortense. E já vem mostra bons resultados, com a redução nos índices de criminalidade e maior proximidade com a população de forma mais abrangente.

Diante da crescente criminalidade nos meios urbanos, faz-se necessária a atualização e aprimoramento dos meios de policiamento empregados pela Polícia Militar de Campinorte, com ênfase principalmente na prevenção criminal. Diante disso, a Polícia Militar de Campinorte, Sob o comando do Tenente Lira, institucionalizou o Programa Comércio Seguro, a fim de que os resultados de prevenção e fortalecimento de vínculos entre comerciantes possam ser alcançados.

O Programa Comércio Seguro é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comerciantes e Polícia Militar reúne comerciantes de uma determinada localidade.

O Programa busca aplicar a metodologia de vigilância natural, que facilitam as ações policiais através da mudança de comportamento, em que o cidadão ou comerciante deixa de ser uma vítima fácil para se tornar um fiscal de segurança, no intuito de contribuir na redução dos índices de criminalidade na sua região, além de melhorar a sensação de segurança na comunidade.

Quem ganha com a participação no projeto?

 A Comunidade local – pela sua capacidade de organização, mobilização e proteção social.

A segurança pública – porque utiliza-se dos olhos e dos ouvidos dos moradores e comerciantes com a finalidade de potencializar sua capacidade de prevenir crimes e manter a ordem. Essa é a filosofia básica da maioria dos programas participativos de prevenção, que contribuem para melhorias na qualidade de vida e para um aprimoramento da capacidade dos cidadãos em desenvolver soluções para seus problemas de desordens urbanas e sociais, que culminam com aumento dos índices.

E você – porque esta é uma maneira de obter mais proteção, sensação de segurança e qualidade de vida para você e sua família.

Sair da versão mobile