Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, dia 02, na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foram atualizados os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Segundo o novo boletim o número de óbitos desde o início do ano até agora são de: 31 por H1N1, (3) por H3N2, e (1) por Influenza B.
Foram computados, ainda, 191 casos notificados por Srag e destes, 170 de H1N1, (19) por H3N2 e (2) por Influenza B. “O importante é que a população que faz parte do grupo prioritário procure os postos de vacinação e não deixe de adotar as etiquetas respiratórias, que são válidas para toda a população como: lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, tapar a boca com o braço (e não com as mãos) ao espirrar, não ter contato direto com a boca ou o nariz de outra pessoa, e manter sempre limpos com álcool gel mesas, mouses, teclados, balcões, portas, corrimões e outros objetos que podem ser tocados com frequência.
Vacinação
A gerente de Imunização da SES-GO, CléciaVecci, explica que a vacinação tem como objetivo reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
A meta é vacinar no mínimo, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa, aproximadamente 1.433.918 da população total de1.593.242.
Até o momento a cobertura vacinal em Goiás é de 61,16%, com 1.008.828 doses aplicadas.
Clécia explicou que todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são suficientes para vacinar os grupos prioritários definidos para a imunização, que no primeiro momento foram os trabalhadores da saúde, os idosos e pacientes com doenças crônicas.
Na sequência, crianças, gestantes, mães de resguardo, professores, e população privada de liberdade, além dos indígenas, conforme as datas estabelecidas. Quem não se vacinou pode procurar os postos ao longo da campanha que vai até 01/06.
Para saber mais confira as datas para vacinação:
13/04 a 20/04: idosos, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.
23/04 a 27/04: gestantes, puérperas e crianças.
30/04 a 11/05: professores
12/05 Dia “D”: todos os grupos prioritários da campanha
14/05 a 01/06: todos os grupos prioritários da campanha
Indígenas: durante todo o período de campanha
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: agendamento conforme articulação entre SMS e sistema prisional durante a campanha