Nota de resumo do balanço da Policia Rodoviária Federal de Goiás sobre o feriado de Tiradentes.

ÁLCOOL, VELOCIDADE EXCESSIVA, ULTRAPASSAGENS IRREGULARES E 6 MORTES NAS BRS DURANTE O FERIADO DE TIRADENTES.

O segundo final de semana prolongado do mês de abril foi marcado por muita violência nas rodovias federais goianas. No total, 6 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito.

A PRF não está comparando os dados deste feriadão com o de Tiradentes do ano passado, tendo em vista que caíram em dias da semana diferentes. Comparando-se com o Feriado da Semana Santa de 2017, podemos perceber redução na quantidade de acidentes, mas elevação na gravidade deles. Enquanto na Semana Santa ocorreram 50 acidentes, com 51 feridos e 02 vítimas fatais, no feriado de Tiradentes aconteceram 36 acidentes, com 20 feridos e 06 mortes.

Alguns fatores são candidatos a explicar esses números. Primeiramente, choveu em diversos pontos do estado, índice superior ao do feriado da Páscoa. Por outro lado, houve centenas de casos de excesso de velocidade, inclusive a PRF flagrou quase 3000 condutores nessa situação irregular, alguns deles a mais de 150 km/h. Para finalizar, também foram flagradas pelos policiais mais de 400 casos de ultrapassagens irregulares, condutas que tem potencial de causar acidentes graves. Além disso, alguns eventos envolvendo bebida alcoólica aconteceram em cidades turísticas de Goiás, como Pirenópolis, o que pode ter influenciado na causação dos acidentes.

No final de semana a PRF realizou quase 5 mil fiscalizações de veículos e 1862 testes de embriaguez. No total, foram lavradas 7126 autuações de trânsito, tendo se destacado o excesso de velocidade (2800 casos), a ultrapassagem em local indevido (424) e a falta do uso do cinto de segurança (209).

Fonte: PRF-GO

Sair da versão mobile