PRF prendeu um veterinário transportando 76 tartarugas sem registro e sem autorização do IBAMA, na BR-153, em Uruaçu.

Na madrugada de hoje, 7, a PRF prendeu um veterinário transportando 76 tartarugas sem registro e sem autorização do IBAMA, na BR-153, em Uruaçu.

Em abordagem de rotina, a polícia parou um Ford Fiesta, conduzido por um homem de 40 anos. Dentro do veículo haviam diversas caixas e, dentro delas, 76 tartarugas e cágados de diversas espécies, inclusive espécies dos Estados Unidos.

Os bichinhos eram transportados em condições inapropriadas, misturados a fezes, restos de comida e com nenhuma ventilação. Em uma das caixas, por exemplo haviam 18 tartarugas.

Ao ser questionado, o condutor informou que estava viajando de São Paulo para Belém. Disse que era veterinário, apaixonado por animais, e que trabalhava no ICMBio da capital paraense. Entretanto, apesar de conhecedor da lei, ele não possuía nenhum tipo de autorização para trânsito dos animais e também não possuía autorização como criador.

O homem, juntamente com os animais, foram conduzidos para a Polícia Civil de Uruaçu. Ele responderá pelos crimes previstos na Lei 9.605/98 que visa proteger a flora e a fauna. O IBAMA foi acionado para cuidar e dar destino aos animais.

Sair da versão mobile