Participantes de um grupo de astronomia fizeram registros da chuva de meteoros ‘Tau Herculideas’ que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (31). As imagens foram feitas em Aragoiânia, na Região Metropolitana da capital.
Cerca de sete participantes do grupo se reuniram em uma área da zona rural da cidade para capturar as imagens. As fotos mostram a infinidade de estrelas do céu e os meteoros cruzando o espaço.
De acordo com Cleiton Gubio dos Santos, que faz parte da organização do grupo Gunstar Team, a chuva de meteoros foi bem mais tímida do que o esperado, mas os participantes ficaram encantados com os registros.
“Durante o momento do pico em nossa região, deveria ser avistado 25 mil meteoritos, mas o número foi mais baixo, visualmente avistamos cerca de 30. Mas foi bem bacana”, disse.
O astrônomo Ary Martins, integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), conta que a incidência dos meteoros foi baixa, mas registros de todo o Brasil serão analisados para saber qual a relevância do fenômeno.
“Ainda não sabemos precisar se houve uma grande relevância em alguma outra localidade do país. De fato, a Terra atravessou uma massa de detritos do cometa 73-T”, disse.
Informações: G1-GO