Em quatro dias, número de casos da gripe H3N2 dobra em Goiás, diz Saúde

Rio Verde e Goiânia são as cidades com mais casos confirmados. Uso de máscara e higiene das mãos é recomendado para evitar a contaminação

O número de casos da gripe H3N2 dobrou em Goiás nos últimos quatro dias, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Rio Verde, no sudoeste do estado, e Goiânia são as cidades com mais registros.

Até o dia 19 de dezembro, o estado tinha 30 casos, sendo 14 em Rio Verde e dez em Goiânia. Até esta quinta-feira (23), já são 61 registros, sendo 33 em Rio Verde e 18 na capital. A secretaria não divulgou as cidades em que foram diagnosticados os restantes dos casos.

Em nota, SES disse que “a circulação do vírus H3N2 em Goiás reforça a necessidade de se manterem os mesmos protocolos de segurança necessários à Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos, se for se reunir dar preferência a locais bem arejados e, sobretudo, a busca da vacina, disponível nos postos de saúde nos municípios”.

O índice de pessoas vacinadas contra a gripe em Goiás é de 73%. A secretaria recomenda que as pessoas que apresentarem sintomas da gripe, como febre, tosse e coriza, procurem atendimento médico.

Surto

Devido ao surto da gripe, uma equipe do Ministério da Saúde foi a Rio Verde para definir estratégias de atendimento aos doentes. Na cidade, uma unidade de saúde voltada para atendimento de casos de Covid-19 e foi fechada devido à queda de casos reabriu.

Informações: G1-GO

Sair da versão mobile