Operação Lucro Fácil, Cadeia à Vista: PCGO prende jovem considerado um dos maiores estelionatários do norte goiano

2.908

A Polícia Civil de Goiás, por meio das Delegacias de Polícia (DPs) de Uruaçu e de Campinorte, deflagraram, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Lucro Fácil, Cadeia à Vista. A operação cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, em Campinorte, contra Paulo Roberto Dias Mendes, de 28 anos, considerado um dos maiores estelionatários do norte goiano.

O autor agia por meio da compra de diversas mercadorias no comércio de cidades do norte de Goiás e apresentava ao comerciante falso comprovante de pagamento, obtendo assim vantagem ilícita. “Ele chegava no comércio, demonstrava interesse em alguma mercadoria, produto, falava para o comerciante que faria uma transferência eletrônica (TED). O comerciante acreditava, pois mostrava no celular que havia feito, mas ele não colocava a senha final para que o dinheiro fosse creditado na conta do empresário de quem comprava a mercadoria. O comerciante entregava o produto e, no dia seguinte, o dinheiro não caía na sua conta, quando percebia que havia caído em um golpe. Tentava ligar para ele, que não atendia o telefonema, e a mercadoria comprada já era repassada a terceiro”, explica o delegado Fernando Martins, responsável pela investigação. Em geral, ele comprava materiais de construção, pneus, bolas de arames, celulares, entre outros objetos.

O investigado possui em andamento mais de 20 boletins de ocorrência pelo crime de estelionato em seu desfavor, 5 inquéritos policiais (2 no município de Campinorte e 3 em Uruaçu), 3 ações penais em andamentos (Mara Rosa, Campinorte e Porangatu), uma ação penal no Estado do Maranhão e uma no Estado do Tocantins. Todos os procedimentos e processos judiciais em curso são pela prática do crime de estelionato. Além do cumprimento do mandado de prisão preventiva, foi cumprido também mandado de busca e apreensão em usa residência, onde foram aprendidos objetos relacionados aos crimes, como aparelhos celulares, pen drives e documentos vinculados à prática criminosa.

Paulo Roberto Dias Mendes, de 28 anos.

Nas redes sociais, ele exibia um padrão confortável de vida, com viagens, pilotando moto náutica e participação em eventos, como agropecuária.

A divulgação da imagem e identificação do preso foi procedida nos termos da Lei n. 13.869/2019, Portaria n. 02/2020 – PC e Despacho do Delegado de Polícia responsável pela investigação, especialmente porque o autuado é suspeito de praticar diversos crimes de estelionato em vários municípios do norte do estado de Goiás e também em outros Estados da Federação, como Maranhão e Tocantins. A divulgação da sua imagem auxiliará as vítimas ainda desconhecidas a comparecerem na delegacia de polícia, realizarem o reconhecimento e prestarem esclarecimentos.

DELEGADO REGIONAL
Dr. Natalicio Cardoso

AUTORIDADE POLICIAL
Dr. Fernando Martins

EQUIPE
Dr. Peterson Ferreira Amin
Reinaldo Soares
Paulo Henrique Martins
Eleone Pereira França

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!