Após rebelião, OAB-GO vai apurar denúncias de violações a direitos humanos em presídio

Os presos fizeram rebelião no início da tarde de hoje. Imagens foram divulgadas em redes sociais

250

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (CDH-OAB/GO), Roberto Serra da Silva Maia, designou o vice-presidente Gilles Gomes e outros membros da Comissão, para acompanhamento das denúncias de supostas violações de direitos humanos que estariam sendo feitas por familiares de detentos da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Os presos fizeram rebelião no início da tarde de hoje. Imagens foram divulgadas em redes sociais.

Roberto Serra também determinou a expedição de ofícios à Secretaria de Segurança Pública, ao Ministério Público e à Defensoria Pública para acompanhamento das denúncias.

Live

Em uma live feita de dentro da unidade, os presos reclamam da falta de banho de sol. Também afirmaram que não estão recebendo a comida e itens de higiene enviados pelos familiares e que não conseguem ter contato com a família. A live durou cerca de 45 minutos e teve quase 10 mil visualizações simultâneas.

Vídeos divulgados em aplicativos de mensagens mostram detentos feridos. Outro mostra incêndio em uma das alas. Um dos detentos apresenta um artefato e diz se tratar de “munição letal”. O mesmo trecho mostra os presos gritando “tira o diretor”. Todos usam camisetas para proteger os rostos de identificação.

Críticas

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Maxsuell Miranda das Neves, criticou a administração do presídio. “Essa rebelião hoje, preso fazendo live com 10 mil pessoas assistindo, isso é uma vergonha”, disse.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária informou que a confusão começou na Ala A da Penitenciária Odenir Guimarães, mas que a situação já foi controlada. O órgão, porém, informou que não há registro de mortos e ainda está fazendo levantamento para saber se houve feridos.

Fonte: Rota Jurídica

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!