MP apura falta de prestação de contas de recursos federais para o combate à Covid em Ceres

119

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) instaurou inquérito civil público para apurar prestação de contas dos recursos destinados ao município de Ceres pelo governo federal para enfrentamento à Covid-19. A informação levada ao promotor de Justiça foi a de que o ex-prefeito Rafaell Dias Melo e o ex-secretário de Saúde José Alfredo Fleury Júnior negaram a membro da comunidade a prestação de informações sobre as aplicações de verbas no combate à pandemia, sendo comunicadas também ao MP-GO irregularidades nos gastos.

O promotor de Justiça Marcos Alberto Rios requisitou ao atual prefeito, Edmário de Castro Barbosa, que os Setores de Finanças e Controle Externo contribuam com a investigação do MP-GO, fornecendo subsídios. Solicitou também, em especial, a realização de auditoria, pela própria administração ou empresa especializada, para levantamento de dados detalhados da aplicação das receitas repassadas pelo governo federal ao município e demais referentes a emendas parlamentares.

Supostas irregularidades
O promotor relata que, por ocasião da pandemia, o município realizou todas as suas compras e aquisições por força do Decreto Legislativo 6/2020, que reconheceu o estado de calamidade no País. “Ocorre, no entanto, que o fato de se dispensarem as licitações não exime o gestor de agir dentro da legalidade e da moralidade e muito menos de prestar contas à sociedade, permitindo o acesso de todos os cidadãos à gestão da coisa pública”, observa Marcos Rios.

Há notícias ainda de que gastos realizados entre março e dezembro de 2020 tenham chegado a R$ 7.689.000,00. “Fere a razoabilidade supor que todo esse volume de dinheiro tenha sido gasto de maneira regular e para a finalidade de combate ao coronavírus, tendo-se em vista os modestos padrões de atendimento oferecidos aos pacientes da Covid-19 na cidade, os quais basicamente eram estabilizados e enviados para hospitais de campanha fora do município”, pondera o integrante do MP-GO.

Informação do MPGO.

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!