Atuação da PF nas Eleições 2020

317

A Polícia Federal atuará neste final de semana, em apoio à Justiça Eleitoral, no exercício de suas funções constitucionais como Polícia Judiciária Eleitoral, durante a realização das Eleições 2020.

Um total de 4.750 policiais federais estarão mobilizados, atuando de forma preventiva e repressiva, com o propósito de garantir a segurança e normalidade do pleito e o exercício do pleno direito dos eleitores em todo o território nacional.

Mesmo antes do início oficial das ações, a PF já atende às requisições da Justiça Eleitoral e se faz presente em regiões nas quais foram detectadas situações de maior sensibilidade, histórico de conflitos e problemas relacionados a crimes eleitorais. Destacam-se as ações de combate à atuação de organizações criminosas no processo eleitoral e à desinformação (Fake News).

Sob o enfoque tecnológico, pela primeira vez, a atuação da PF nas eleições contará com o emprego de drones de alta tecnologia. Tal ferramenta é capaz de voar em elevada altitude de forma imperceptível e, através de câmeras de longo alcance, identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

Os trabalhos serão coordenados pela Polícia Federal, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional das Eleições 2020 (CICCN), instalado em Brasília/DF. A PF irá atuar de maneira integrada com todas as Secretarias de Segurança Pública do país e outros órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na organização e segurança das eleições. No CICCN serão acompanhadas, em tempo real, as ocorrências durante a realização dos dois turnos das eleições.

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!