Leão de Neméia: MPE cumpre mandados de busca e apreensão na casa de dono de instituto de pesquisa

194

O Ministério Público Eleitoral (MPE) realizou, na manhã desta quarta-feira (11/11), busca e apreensão no imóvel em que o proprietário do Ipop – Cidades & Negócios, Márcio Rogério Pereira Gomes, estava residindo, no Setor Jardim Atlântico, em Goiânia, dentro da Operação Leão de Neméia. O objetivo da investigação é desarticular grupo suspeito de produzir e divulgar pesquisas eleitorais fraudulentas em todo o Estado de Goiás nas eleições municipais de 2020.

A Operação Leão de Neméia foi desencadeada no dia 5 deste mês, sob a coordenação dos promotores de Alvorada do Norte Eusélio Tonhá dos Santos e Douglas Chegury, e conduzida também pelos promotores eleitorais Asdear Salinas (Iaciara), Guilherme Vicente de Oliveira (Pontalina) e Lucas César Costa Ferreira (Silvânia), com o apoio do Centro de Inteligência do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Polícia Civil de Goiás.

Investigações realizadas pelo MP identificaram que a empresa Ipop – Cidades & Negócios produziu e divulgou 349 pesquisas suspeitas em 191 dos 246 municípios goianos desde a sua criação em fevereiro deste ano, o que representa, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior número de pesquisas realizadas nestas eleições em todo o País.

O MPE descobriu que Márcio Rogério produziu pesquisas que não refletem a realidade das intenções de voto dos eleitores, com desobediência dos requisitos exigidos na legislação eleitoral, em bairros inexistentes e com oferta criminosa de manipulação de dados em favor de candidatos.

O nome da operação é uma referência ao primeiro de 12 trabalhos executados pelo herói mítico grego Hércules, que derrotou o leão que explorava e subjugava a região de Neméia, localizada no nordeste do Peloponeso. (Informação do MPGO).

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!