Campinorte registra o quinto óbito por coronavírus

O município de Campinorte, (GO), registrou nesta quinta-feira (20) o quinto óbito causado pelo novo coronavírus (Covid-19).  A vítima é um homem, que possuía comorbilidades. A Secretaria informou que o  quadro de saúde dele havia piorado. O Sr. Libertino Antônio da Silva de 67 anos estava internado no hospital de Campanha de Águas Linda de Goiás, onde faleceu após complicações causado pelo vírus.

O município divulgou nesta manhã o boletim com os números atualizados de Covid-19. O município já registrou 194 casos confirmados da doença desde do início da pandemia. Destes, 148 estão recuperados. No momento, Campinorte registra 41 casos positivos da doença ativos, todos em isolamento, e já foram destacados 184.

Libertino Antônio da Silva de 67 anos.

Dos 41 casos ativos, 02 estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos num quadro desfavorável e a colaboração da população é fundamental para que o número de casos permaneça sob controle e não crie um colapso no sistema de saúde”, observa a secretária municipal de Saúde, Eliane Martins.

Existe vacina contra o coronavírus?

Até o momento, não há nem vacina, nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-19. Vacinas ainda estão em testes.

Como se prevenir contra o coronavírus?

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, é muito importante que você siga as orientações do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais. Cada um de nós precisa fazer a sua parte.

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, incluindo o espaço entre os dedos, unhas e punhos;

– Lavar as mãos principalmente antes de comer e após tossir ou espirrar

– Se não tiver água e sabão, usar desinfetante para as mãos a base de álcool

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Usar lenço descartável para higiene nasal;

– Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço de papel descartável ou com a parte interna do cotovelo (nunca as mãos);

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares;

– Evitar contato com pessoas que não estejam no seu convívio muito próximo;

– Evitar sair de casa;

– Se precisar sair, usar máscara (comprada ou caseira) como medida de proteção coletiva;

– Evitar locais de aglomeração;

– Pessoas doentes devem permanecer em casa e, caso a doença se agrave, procurar a unidade básica de saúde;

– Grupos vulneráveis , como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência, devem ficar mais atentos às manifestações clínicas;

– Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Sair da versão mobile