Pagamento via WhatsApp é pertinente e útil, mas é preciso ter cuidado com possíveis golpes, alerta especialista

115

O WhatsApp lançou um novo recurso que permite transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos por meio do aplicativo de mensagens, com a proteção da plataforma Facebook Pay. Para o advogado Rafael Maciel, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, trata-se de serviço pertinente e bastante útil para os usuários, mas como qualquer outra transação financeira on-line, é preciso ter cuidado com possíveis golpes.

“É uma novidade fantástica, pois traz mais praticidade e comodidade aos usuários, já que permite a realização de transações dentro do próprio aplicativo, de forma rápida, sem burocracia. É uma excelente iniciativa, principalmente nesse período de isolamento social, em que as pessoas estão recorrendo mais ao mundo virtual para realizar suas atividades”, analisa Maciel.

No primeiro momento, o serviço estará disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi que têm cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa e Mastercard. As transações serão processadas pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já as empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida. As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento.

Segundo Maciel, com o maior número de pessoas usando dinheiro pela internet, aumenta também os riscos de golpes. Portanto, é preciso ter cautela para evitá-los. “Por mais que o sistema tenha uma série de medidas de proteção, como o uso de senhas e biometria, o usuário deve ter alguns cuidados, como: manter aplicativo atualizado, usar antivírus e jamais repassar a senha para terceiros”, alerta.

Confirmação em duas etapas

O especialista ressalta que outra maneira eficaz de se proteger é justamente se adiantar aos golpistas: configurar e manter ativa a confirmação em duas etapas. “Trata-se de uma medida muito simples, mas que pouca gente utiliza. Ela consiste em adicionar uma senha extra para o acesso às contas. Muitas dessas fraudes que têm ocorrido na internet, como clonagem de WhatsApp ou roubos de contas em redes sociais, podem ser evitadas com essa providência, desde que as senhas escolhidas não sejam fracas”, finaliza.

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!