Lula se desculpa por fala sobre coronavírus: ‘Frase totalmente infeliz’

Durante entrevista sobre a crise da COVID-19, ex-presidente cometeu gafe ao dizer que 'ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus'

168

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas nesta quarta-feira (20) pela frase dita em uma entrevista para debater a crise do novo coronavírus. Durante as falas, Lula disse que “ainda bem que natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”. A live do ex-presidente ocorreu no Facebook.

“Usei uma frase infeliz, que não cabia, para tentar explicar que é no auge da crise que a gente entende a importância do SUS e do Estado. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido”, afirmou o ex-presidente.
Durante a transmissão ao vivo, Lula disse que tentou “usar uma palavra para explicar que, no menosprezado SUS, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância da instituição”. De acordo com ele, a frase foi “totalmente infeliz” no contexto.
Lula ainda disse que poderia ter usado a palavra “infelizmente”, em vez de “ainda bem” e teria soado completamente diferente.
“Eu sou ser humano movido a coração, eu sei o sofrimento que causa a pandemia, não poder enterrar seus parentes, eu não saio de casa do dia 12 de março até agora. Nasceu netinha minha e eu não fui ver. Acredito piamente, enquanto não tiver remédio, a melhor solução para não pegar a doença é ficar em casa”, acrescentou, defendendo o isolamento social.
Na declaração original, o ex-presidente afirmou que uma pandemia como a do coronavírus precisa ser tratada por um estado forte. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem mostrado ser contra o isolamento social e, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) os governadores decidem como cada estado deve agir. Segundo Lula, isso soa como enfraquecimento.
Ele ainda lembrou a queda de dois ministros da Saúde, o que acaba, na opinião dele, deixando o país vulnerável.
Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!