MP-GO lança canal on-line para atendimento ao cidadão

7

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) lança, nesta segunda-feira (11/5), um novo canal para apresentação de notícia de fato on-line. Denominado MP Cidadão, será destinado ao recebimento de demanda dirigida às Promotorias de Justiça e busca assegurar maior agilidade no encaminhamento para a área e unidade apropriadas, estando disponível no site da instituição. O Ato PGJ nº 27/20, que disciplinou o funcionamento da ferramenta, foi publicado na edição de sexta-feira (8/5) do Diário Oficial do MP-GO (Domp). Confira no vídeo abaixo como o novo canal funciona.

Ao editar o ato, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, considerou a imprescindibilidade de o cidadão receber, logo após a conclusão do preenchimento do formulário da notícia de fato, o número de seu protocolo para acompanhar o andamento diretamente no portal do MP-GO. A ferramenta teve seu desenvolvimento acelerado devido ao isolamento social, necessário para a contenção do novo coronavírus (Covid-19).

Antes de encaminhar a demanda, deverá ser efetuado um cadastro prévio, podendo-se optar por fazer a denúncia de forma sigilosa ou sem sigilo. A opção sem sigilo possibilita que o órgão de execução do MP-GO realize o tratamento dos dados do noticiante, enquanto a outra implica que não haverá acesso às informações pessoais, que permanecerão ocultas no sistema.

Após o preenchimento do formulário de notícia de fato, este será autuado na categoria de autos extrajudiciais, com o noticiante recebendo o número de protocolo para acompanhamento. A denúncia relacionada a fatos ocorridos na capital será encaminhada diretamente à Superintendência Judiciária, para distribuição ao órgão de execução com atribuição na matéria, observada eventual prevenção ou conexão. Aquelas que estiverem relacionadas a Promotorias de Justiça do interior serão encaminhadas diretamente para a comarca.

O MP Cidadão passa a ser a principal forma de encaminhamento de demandas ao MP-GO. Além dele, a instituição mantém o atendimento presencial, o telefone 127 e a formulação da notícia de fato por escrito.

 

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

× Sugestão de pauta ou denúncias!